SETEMBRO AMARELO: Conscientização e Apoio na Comunidade Panambiense
O Setembro Amarelo, um movimento global de prevenção ao suicídio, desempenha um papel fundamental na promoção da conscientização sobre a saúde mental e na criação de um ambiente de apoio e compreensão. Muitas pessoas que sofrem em silêncio podem encontrar alívio e esperança através dessa iniciativa. Ao unir a comunidade em torno dessas questões, o Setembro Amarelo contribui para a construção de sociedades mais compassivas, onde todos têm a oportunidade de buscar ajuda e viver vidas mais saudáveis e plenas.
Neste ano, o Rotaract Club de Panambi, em colaboração com o Hospital de Panambi, desempenhou um papel ativo na promoção da conscientização sobre o suicídio, realizando uma série de talk shows como parte das ações do Setembro Amarelo. Esses eventos, mediados pela rotaractiana Laura Bornholdt, contaram com a participação de profissionais altamente qualificados que compartilharam conhecimentos essenciais relacionados à prevenção e tratamento de problemas de saúde mental.
1º Talk Show - 11/09: "Os Desafios e Cuidados da Enfermagem em Relação ao Suicídio", contando com a participação das enfermeiras Ilene Rokenkohl, Helen Souza e Cristina Numer, abordando os temas: Desafios na internação e manejo do paciente por tentativa de suicídio; Sinais de alerta e cuidados com pacientes internados por depressão; Números com relação às internações de pacientes por tentativa de suicídio; Orientações gerais aos familiares e as situações de transferência de pacientes, de internação compulsória ou desejada.
2º Talk Show - 13/09: "Cuidados com Medicamentos e Alimentação Relacionados ao Suicídio", contando com os farmacêuticos do Hospital de Panambi, Cassiane Savegnago, Susana Fischer e Eduardo Wegner, juntamente com a nutricionista Mara Winter, abordando os temas: Cuidados com as medicações controladas no domicílio; Aspectos relacionados à influência de nutrientes nos estados de depressão; Obesidade e o impacto na autoestima; Dietas exageradas.
3º Talk Show - 14/09: "Aspectos Sociais e Diferenciação dos Estágios Emocionais", com a psicóloga do Hospital de Panambi, Katlin Lunkes, abordando o tema: Aspectos sociais e diferenciação dos estágios emocionais com relação à depressão, melancolia, aspectos familiares relacionados, entre outros.
Em continuidade, o Rotaract de Panambi implementou a iniciativa da "Caixinha do Desabafo", que permaneceu disponível no hospital durante todo o mês de setembro. A finalidade dessa caixa é proporcionar aos funcionários e pacientes um espaço confidencial para expressarem seus sentimentos, pensamentos e preocupações de maneira anônima. Além disso, também foi realizada a distribuição de adesivos com frases motivacionais em espelhos de diversas áreas do hospital. Esses adesivos foram estrategicamente escolhidos devido ao seu potencial de influenciar positivamente diversas dimensões, uma vez que chamam a atenção e são concebidos para inspirar, motivar e encorajar.
O Rotaract Club de Panambi expressa profunda gratidão ao Hospital de Panambi pela parceria estabelecida e pela oportunidade de concretizar este significativo evento. É importante ressaltar o ambiente acolhedor e o profissionalismo ímpar da equipe que o compõe, caracterizada por sua ética, gentileza e atenção, elementos cruciais na criação de um espaço seguro e informativo para a nossa comunidade. Em conjunto, dedicamos esforços no sentido de fortalecer a conscientização sobre a saúde mental e inspirar a esperança de um horizonte mais promissor para todos. Durante este mês, uma série de ações, campanhas e eventos foi executada, tendo como desígnio o destaque à importância da saúde mental e o fornecimento de apoio àqueles que enfrentam desafios emocionais e psicológicos.
Adicionalmente, ressaltamos que as transmissões ao vivo dos eventos foram devidamente arquivadas no Instagram de ambas as instituições: @rotaractpanambi e @shpanambi.






