Projeto Hepatite Zero pela Família Rotária de Santa Maria
por Rotaract Club de Santa Maria-Liberdade
O projeto “Hepatite Zero” foi criado há 4 anos em parceria com o Rotary Internacional e a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite. Estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros estejam infectados com os vírus B e C da Hepatite e ainda não tenham recebido o diagnóstico, segundo o Ministério da Saúde.
Sendo assim, no dia 1 de dezembro a família rotária de Santa Maria se fez presente na Praça Saldanha Marinho e Saturnino de Brito, a fim de realizar testes rápidos e gratuitos para hepatites virais, HIV e Sífilis, das 9h às 15h. A ação contou com 50 voluntários, entre eles graduandos de Enfermagem e Medicina, que atuaram realizando os testes e orientando a população. Ademais, entraram como parceiros nessa iniciativa a Prefeitura Municipal de Santa Maria, a Universidade Federal de Santa Maria, Corsan, Print Center e a 3° Divisão de Exército.
Como resultado, foram 320 pessoas testadas, sendo aplicados 4 testes em cada pessoa, totalizando 1280 testes feitos. Dentre os testes, 15 foram reagentes, sendo 9 para sífilis, 1 para HIV, 4 para Hepatite C e 1 para Hepatite B.






