Diálogo e empatia: Rotaract São Borja realiza palestra sobre CNV
por Rotaract Club de São Borja Terra dos Presidentes
O Rotaract Club de São Borja Terra dos Presidentes promoveu no dia 29/03 uma palestra sobre Comunicação Não Violenta. Ministrada por Adriana Hartemink Cantini, Doutora em Direito pela Universidad de Salamanca (USAL), advogada, mediadora judicial e pesquisadora na área de Direitos Humanos. A palestra aconteceu com o apoio da Associação Comercial de São Borja (ACISB).
Adriana apresentou para os membros do clube e convidados como surgiu e como funciona na pratica a Comunicação Não Violenta, incentivando uma comunicação mais empática e humanizada, com expressão honesta e escuta ativa. Além da palestra, houve atividades em relação ao tema entre membros e convidados e resolução de perguntas entre os interessados.
A Comunicação Não Violenta (CNV) foi desenvolvida nos anos 1960 pelo psicólogo Marshall Rosenberg. Ele criou esse modelo como uma forma de promover diálogos mais empáticos e eficazes, ajudando as pessoas a resolverem conflitos sem agressividade. O objetivo da CNV é substituir padrões de comunicação baseados em julgamento, culpa e exigências por um diálogo baseado em observação, sentimentos, necessidades e pedidos. Fazendo com que isso fortaleça relacionamentos, melhore a convivência e favoreça a resolução pacífica dos problemas entre as pessoas.
Com base nisso, a proposta do Distrito 4660 é "reduzir os conflitos e mal-entendimentos internos, para então promover um ambiente harmônico em cada clube". Assim, o projeto "não apenas beneficia o ambiente do clube, mas também rervebera positivamente na comunidade e na vida pessoal dos envolvidos, gerando uma cultura de paz e respeito mútuo" como diz o edital do projeto distrital.






