Entrevista Dr. Renato Antonio Sommer

por Rotaract Club de São Luiz Gonzaga

Nesta semana, a Coluna Rotaract será um pouco diferente. Nosso companheiro Vitor Ribas é aluno do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), da Unijuí, Unicruz e URI-Erechim. Uma das atividades da disciplina de Educação em Saúde é propor uma ação em saúde.

Com o objetivo de utilizar meios tradicionais de mídia (rádio e jornal) para levar informações seguras e de qualidade à população sobre boas práticas de saúde — especialmente relacionadas a hábitos alimentares e atividade física — essa ação envolverá três matérias no jornal e três entrevistas que irão ao ar no programa Rádio Rotaract, transmitido pela Rádio Cidade FM, todos os sábados, às 12h.

Neste sábado, a entrevista que irá ao ar foi realizada com o médico Dr. Renato Antonio Sommer, que atende na Clínica Sagitalea, em São Luiz Gonzaga, atuando na área de cirurgia geral.

Na entrevista, os principais pontos destacados pelo médico foram:

A prática de bons hábitos relacionados à atividade física e à alimentação melhora significativamente a saúde física — para além da força e resistência — e também contribui para a saúde mental, reduzindo o estresse e a ansiedade, o que ajuda a diminuir o risco de doenças como diabetes, AVC, infarto e outras doenças cardiovasculares. Ainda sobre a saúde mental, o doutor explica que a prática de atividades físicas libera serotonina, hormônio relacionado ao prazer, que proporciona bem-estar físico e mental.

Na sua prática de consultório, Dr. Renato destaca que pacientes que mantêm bons hábitos alimentares e praticam atividade física tendem a ter uma recuperação mais eficiente após cirurgias, pois possuem melhor reserva pulmonar, suportando “períodos de dificuldade” e mantendo a musculatura fortalecida, o que contribui para a cicatrização.

Quando perguntado sobre recomendações médicas, o doutor ressaltou a importância da boa alimentação, da prática regular de atividades físicas e da qualidade do sono. Explica que, se houver equilíbrio nessas três áreas, o sistema imunológico será fortalecido, promovendo o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo. Isso também reduz o risco de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida, inclusive em aspectos simples do dia a dia.

O médico afirma que pequenas mudanças — como praticar caminhadas de 30 minutos e adotar uma alimentação mais saudável, com itens simples e naturais como arroz, feijão, carne, saladas e verduras —, além de reduzir o consumo de sal, açúcar e alimentos processados (como mortadela, salame e enlatados), podem, a longo prazo, garantir uma saúde melhor. Ele também destaca a importância de um sono adequado, em ambiente escuro e sem o uso de telas e celulares, o que compõe a chamada higiene do sono.

SE VOCÊ LEU ESTA MATÉRIA OU OUVIU A ENTREVISTA NO RÁDIO, escaneie esse QRcode com o seu celular a avalie a importância dessas informações. Ou acesse o link para a avaliação diretamente no perfis do Rotaract (@rotaract_slg) ou do Vitor (@vitordsribas) no Instagram. Isso nos ajuda a saber para quantas pessoas essas informações chegaram e foram úteis.

 

Localizar site dos clubes