RC Panambi Cidade das Máquinas realiza entrega de equipamentos para Laboratório de Análise Clínicas do Hospital de Panambi
por Rotary Club de Panambi-Cidade das Máquinas
O Rotary Clube de Panambi Cidade das Máquinas, realizou no dia 09 de maio a entrega de equipamentos para o laboratório de análises clínicas do hospital de Panambi.
O Projeto da Avenida Fundação Rotária, contemplou duas poltronas, uma cadeira de coleta de sangue e uma centrífuga digital.
A Sociedade Hospital Panambi é uma entidade filantrópica fundada em 1957 e que entrou em funcionamento em 1968. É gerida por uma diretoria executiva e um conselho deliberativo. Seu quadro social é composto por pessoas voluntárias.
Os equipamentos adquiridos através do projeto vão completar a estrutura que está sendo preparada para colocar em funcionamento o laboratório do hospital.
O laboratório é novo e está sendo montado a partir da aquisição de equipamentos através de orçamento do hospital e de doações, inclusive da Nota Fiscal Gaúcha e dos próprios munícipes através da conta de luz.
O projeto distrital ora apresentado objetiva adquirir os equipamentos acima listados a fim de completar o laboratório que atenderá toda a comunidade que procurar pelo serviço de análises clínicas.
A Sociedade Hospital Panambi é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos e busca sempre qualificar os seus serviços aos pacientes e demais usuários.
Um breve histórico da entidade parceira:
Em 15 de Dezembro de 1956, era lavrada a ata de fundação da Sociedade Hospital Panambi. Uma iniciativa ousada e que contemplava o progresso e o desenvolvimento do nosso município, onde a presença efetiva de uma instituição de saúde com finalidade filantrópica era primordial para a preservação e manutenção do bem-estar da população. Não obstante a realidade enfrentada pelos hospitais em nossos dias, a empreitada deflagrada pelos fundadores da nossa casa de saúde foi marcada por muita dificuldade e obstáculos a serem superados.
Todavia, o espírito empreendedor e a dedicação dos mentores deste projeto foram fundamentais para que todas as barreiras fossem vencidas.
Desta forma, passados exatos 11 anos, 1 mês e 12 dias, entrava em funcionamento, em 27 de janeiro de 1968, a Sociedade Hospital Panambi. Naquele ano o hospital registrou 1.491 internações e 221 nascimentos. Hoje, 53 anos depois, tendo à frente de sua presidência o Presidente Médico Airton Vieira Mesquita Neitzke, os dados apontam 4.691 internações e 588 nascimentos em 2017. Nos serviços de ambulatório e de diagnóstico por imagem, realizamos mais de 25.000 atendimentos por ano.
As estatísticas, por sua vez, revelam um cenário desolador para o sistema hospitalar quanto à sua saúde financeira. O diagnóstico coloca os hospitais na UTI.
O fechamento das contas está sempre em risco e sua administração no limite e o endividamento bancário é crescente. O sinal vermelho ligado impõe cautela e restrições. A rede filantrópica de assistência hospitalar credenciada ao Sistema Único de Saúde ao qual o nosso hospital está vinculado, aponta como grande vilã da crise em nosso Estado e do Brasil, a defasagem da tabela do SUS. Os hospitais filantrópicos são responsáveis por 70% das internações. Dos 70 leitos disponíveis na SHP, 50 são destinados a pacientes do SUS.
Vilmar Scheer - Diretor






