Campanha HEPATITE ZERO
por Rotaract Club de Santa Maria-Legio Invicta
A partir da constatação de que muitas pessoas vêm sofrendo de males como cirrose e câncer de fígado, o ROTARY INTERNACIONAL decidiu combater diferentes tipos de hepatite. Sendo o mês de julho (“JULHO AMARELO”) o escolhido para que se intensifique o combate contra as hepatites virais. Assim, no dia 27 de julho, o Rotary Club de Santa Maria Sul, em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria, UFSM e Rotaract Club de Santa Maria Legio Invicta, realizaram a campanha HEPATITE ZERO, para prevenir a população contra esse mal.
A hepatite é uma doença silenciosa e acaba sendo descoberta quando a doença já está muito evoluída, com cirrose ou até com câncer de fígado (hepatocarcinoma). A boa notícia é que existe prevenção, tratamento e até mesmo cura. Para tanto, é preciso encontrar os infectados e, por isso, foram feitos testes específicos de hepatite B e hepatite C.
VIAS DE TRANSMISSÃO
A transmissão das Hepatites B e C pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) e pipadas (crack), uso de materiais não esterilizados para colocação de piercing e para confecção de tatuagens, através de acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.






