Campanha Hepatite Zero
por Rotary Club de Santa Maria
Nesta sexta-feira, o Rotary Club de Santa Maria e o Rotary Club de Santa Maria Nordeste, realizaram testes gratuitos de hepatite C nos funcionários da empresa Expresso Medianeira, apoiadora da campanha juntamente com a Farmácia Droga Raia que forneceu todo o material descartável necessário e a equipe técnica do Curso de Enfermagem da FISMA e enfermeiras da Casa 13 de Maio para a realização dos testes.
O Projeto, denominado Hepatite Zero, é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite - ABPH, que buscou parceria junto aos Clubes de Rotary brasileiros para a sua execução.
A hepatite C segundo o médico Wilson Roberto Junchen, é um tipo diferente dos demais, segundo ele, não se dispõe de vacinas para este tipo de hepatite. O importante, nestes casos, é o trabalho de INFORMAÇÃO. É uma doença de evolução muito lenta, sendo mais comum que a mesma vá se manifestas, 20 a 30 anos após a contaminação e aí já com as mesmas gravidades da hepatite B - cirrose ou câncer de fígado.
Para o Dr. Wilson Junchen, o grande problema da saúde pública é ter dados estatísticos de que há uma população enorme, portadora desta doença e que não sabe que está doente e que somente vão ter conhecimento da mesma nos estágios adiantados e graves. É uma doença que, se tratada a tempo, é passível de cura.
Juntando nossas forças, esta campanha irá produzir grandes resultados.






